Empodere-se!

Empodere-se!

Você sabe o que é empoderamento feminino ? Trata-se de uma consciência coletiva, manifestada por ações para fortalecer as mulheres e desenvolver a equidade de gênero. A Liebe acredita que além do empoderamento nos mulheres precisamos de sororidade, olhar de igual para igual, e para isso criamos algumas dicas de como uma mulher pode empoderar outra mulher:

1. Não olhe outra mulher como rival.
Pois não somos, respeite o espaço da outra. Seja a amiga que você gostaria de ter. Valorize as qualidades de suas amigas, de o apoio que ela necessita. Não estamos em uma competição!

2.Você não precisa gostar de todas as mulheres.
O fato de você não gostar de uma pessoa não se aplica o ato de critica-la. Se não gosta, se distancie, mas nunca seja a pessoa que diminui a imagem de uma mulher.

3. Compartilhe e indique o trabalho de outras mulheres para o mundo e não só o seu.
Ressalte suas qualidades e elogie uma colega mesmo ela não sendo próxima. Se ela for inteligente, generosa, simpática, bonita, bondosa, diga! Um elogio faz muita diferença no dia a dia de uma pessoa.

4.  Respeite o estilo pessoal de cada uma.
Suas escolhas e pensamentos,  estilo de se vestir. Respeitando a sua vontade de ser natural.

5. Defenda outras mulheres
Caso presencie alguma forma de bullying ou agressão, analise o caso e defenda ou procure ajuda imediata.

6. Ouça, Converse com mulheres mais novas e mais velhas
É  importante ouvir o que outra mulher pensa, sente e viveu. Algumas visões de diferentes gerações podem ser esclarecedoras.

7. Sempre respeite o tempo de outra mulher
Colabore no processo do empoderamento e não subestime o pensamento diferente. Em contrapartida ajude, forneça informações, apoio psicológico.

8. Ouça de coração aberto outras mulheres que pertencem a outras minorias
Sejam elas negras, indígenas, mulheres trans, lésbicas e outras. Dê espaço e voz para essas mulheres! Trabalhe para que pautas sobre  essas mulheres possam existir.

9. Saiba reconhecer seus privilégios, sem ficar na defensiva.
Ter privilégios não significa algo errado,  mas é importante ouvir pontos de vista diferente e aprender como pode ajudar sem tirar a visibilidade de outras mulheres.

10. Vibre e lute pelas causas femininas.

JUNTAS SOMOS MAIS FORTE!!

Compartilhar esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *