Será que lavamos nossas roupas íntimas do jeito correto?

Será que lavamos nossas roupas íntimas do jeito correto?

Você sabia que a forma como essa peça íntima é lavada, secada e guardada pode evitar a propagação de bactérias prejudiciais à saúde como também aumentar a durabilidade dessas peças?

Pesquisas mostram que é possível se encontrar até 10 mil bactérias em nossas roupas íntimas, e isso pode ocorrer tanto em peças novas como nas já usadas. Estamos falando de itens que possuem um contato direto com as áreas sensíveis do nosso corpo, e por isso todo o cuidado é pouco. Aqui vai algumas dicas de cuidados essenciais para o processo de higienização de sua roupa íntima.

Passo 1- Separação das peças
Você pode lavar sua roupa íntima com outras peças de seu uso pessoal porém é mais aconselhável fazer uma carga somente delas, separando por cores e materiais de composição. Logo as calcinhas de algodão devem ser lavadas separadas das de lycra e de renda pois cada uma exige um cuidado específico.

Passo 2- Produto e Lavagem
O produto mais adequado para esse processo são os detergentes específicos para roupa íntima ou sabonetes líquidos, sem perfume e corante, que possuem o pH neutro ou alcalinidade na fórmula. 

Sabão de coco também é aconselhável porém evite sabão de pedra (ele junta muito microorganismos em ambientes úmidos e em contato com outros tecidos)  assim como o sabão em pó e o amaciante, pela probabilidade de seus resíduos e pelo perfume. 

Caso seja feito esse processo com algum desses produtos é aconselhável a total remoção dos resíduos e neutralização do pH correto para evitar alergias e coceiras.

Já na lavagem o indicado é utilizar água fria, pois a água quente pode solidificar as manchas, caso queira lavar suas peças no banho lembre-se de qual tipo de sabonete está usando, de lavar e enxaguar bem na água fria para evitar futuros problemas.

Passo 3- Secagem

Na hora de secar suas peças evite torcê-las, pois esse processo pode danificar o tecido e alargá-lo. Então amasse a peça suavemente e use uma toalha limpa para retirar todo o acúmulo de água da fibra. Em seguida estenda em um local arejado e sem poeira.  

Para aqueles que tem pouco tempo livre e buscam mais praticidade, podem utilizar das lavanderias profissionais especializadas.

Passo 4 – Guardando

Após recolher essas peças, o mais indicado é passar o fundo na temperatura correta do tecido e deixar essa roupa intima arrumada em uma gaveta separada das roupas convencionais. Se a peça for nova lave antes de usá-la, como ficam expostas a todo tipo de contato as roupas precisam de uma primeira lavagem para estarem aptas ao uso.

Se atente sempre às etiquetas! Nelas constam alguns cuidados específicos referente ao tipo de tecido, cor ou modelo.

Seguindo essas dicas será possível prolongar a vida útil de sua roupa íntima, acima de tudo, cuidar bem da sua saúde

Compartilhar esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *