A EVOLUÇÃO DO SUTIÃ + OS 5 MAIS QUERIDINHOS DA LIEBE
Entende-se que a história da lingerie é datada durante o segundo milênio a.C., passando por inúmeras peças como espartilhos, corseletes, ceroulas, crinolinas e cintas, até chegar nas peças que usamos nos dias de hoje, se tornando indispensáveis, não só pela questão cultural e de higiene mas também pela valorização dos corpos.
Em alguns artigos feitos para a BBC History Magazine (2012) sobre uma pesquisa feita em 2008 por especialistas da Universidade de Innsbruck é possível se dizer que na Áustria se encontra registro dos primeiros sutiãs, feitos de linho datados da Idade Média. Tal peça teria tempo médio de 600 anos e foram encontradas no castelo austríaco de Lemberg..
Porém existem registros que a americana Mary Tucek criou uma peça com bojos e alças para sustentação dos seios mas a peça íntima feminina só começou a ser utilizada em 1914, quando a jovem nova-iorquina Mary Phelps Jacob resolveu unir lenços de seda com laços de fita, criando assim um “sutiã” para poder usar em um vestido de festas que não comportava o espartilho.
Tal peça se popularizou a partir do interesse de suas amigas, então Mary Phelps começou a fazer cópias decidindo patentear e comercializar a peça.A invenção tinha o objetivo de acomodar o seio, possibilitando moldá-lo, diminuí-lo, escondê-lo ou exibi-lo.
Após alguns anos e mudanças, devido à grande busca feminina pela peça, na década de 1920, surgiu o sutiã “La garçonne”, um modelo que basicamente achatava os bustos, se tornando símbolo de uma geração. Tal década, também, foi marcada pela chegada do sutiã no Brasil. Durante esse período foi lançado um modelo já bastante parecido com os atuais: triângulos de tecido unidos com elástico passado sobre os ombros
Com o passar das décadas, os modelos foram evoluindo, surgiram os sutiãs com bojos, sem alças, feitos com fios de Lycra, rendas e tecidos transparentes. Nesses 110 anos de história, as modelagens mudaram e a busca por tecnologias para atender diferentes tipos de corpos foi o caminho para a evolução.
O sutiã nunca perdeu seu espaço no armário das mulheres,continua sendo peça importante e cada um tem seu uso e funcionalidade. Quer saber mais?
A microfibra utilizada em grande parte da produção de lingerie se deu origem através da descoberta das facilidades do náilon ( como secar rápido, não amassar, ser um matéria leve) se tornando populares na fabricação dos sutiãs atuais.
Descubra os principais modelos da Liebe:
O sutiã triângulo possui bojo, alças fixas reguláveis, não apresenta aro e é desenvolvido em microfibra macia. Este modelo de sutiã, com taça em formato de triângulo, traz a referência dos primeiros sutiãs que chegaram ao Brasil na década de 20, pequenos em formatos triangulares e com alças elásticas. Desenvolvidos para quem tem seios médios e pequenos e precisam de leve ou média sustentação. Sendo um dos queridinhos para o seu dia a dia até hoje.
O Sutiã Push Up feito com bojo, aro e desenvolvido em microfibra macia alças finas, fixas e reguláveis, traz consigo a referência dos sutiãs da década de 30 com o surgimento dos primeiro modelos com enchimento e que deixavam os seios empinados, tal tecnologia foi aprimorada na década de 80 com os modelos push up que além de aumentar valoriza o formato dos seios. Atualmente essa é uma das peças mais compradas por nossos clientes não somente pelo formato em si mas pelo conforto sendo ideal para leve e média sustentação.
O Sutiã Tomara Que Caia, traz consigo a grande mudança da década de 1940, que foi o aparecimento dos sutiãs sem alças (tomara que caia, como são conhecidos até hoje). Pesquisas mostram que essa modelagem foi uma das primeiras a serem criadas na civilização grega, no início do Primeiro Milênio, quando as mulheres usavam o sutiã configurado em faixas de pano para exercer funções como cobrir e sustentar as mamas.
Já o nosso modelo além ser com a modelagem de um tomara que caia, possui bojo em formato espuma, alças destacáveis e reguláveis, apresenta aro ideal para leve e média sustentação e é desenvolvido em microfibra macia. Super se adapta a diferentes decotes e looks do seu dia.
O Sutiã em Renda Meia Taça Kiss Me, está entre os top 5 mais vendidos da Liebe, a peça traz a renda, uma referência que começou a aparecer na década de 1970 nas peças de lingerie, associados com novos modelos e tecidos diferentes, principalmente os sintéticos.
A peça além de trazer essa alusão histórica possui bojo em formato meia taça com profundidade e cobertura. Aro e alças reguláveis que ajudam na média e alta sustentação, além de ser composta por uma renda linda e exclusiva.
O Sutiã Amamentação sem Bojo e sem Aro também é um dos top 5 mais vendidos da Liebe. Uma peça que teve seu espaço a partir da Maidenform Brassiere Company, primeira empresa a desenvolver sutiãs com diferentes taças e para diferentes necessidades, incluindo nelas mulheres em período de amamentação.
A peça traz em sua modelagem o fecho click-up, fácil de manusear, laterais largas com mais segurança e um forro em algodão que deixa a peça super confortável deixando os seios livres para amamentação.
A lingerie também conta com o design feito em renda floral dando mais estilo para a peça.
Deixe uma resposta