A concientização da cultura negra através da dança- Projeto Turmalinas negras

A concientização da cultura negra através da dança- Projeto Turmalinas negras

Novembro é o mês da consciência negra, ciente da importância deste momento não só como um mês pontual do ano e sim como uma bandeira que deve ser levantada durante o ano inteiro convidamos o coletivo turmalinas negras para dividir um pouco mais da sua história com a gente.

A Turmalinas negras trata-se de um coletivo de mulheres pretas que atuam com foco na dança, mas que nasceu com o desejo de ressaltar artistas negras trazendo esperança de uma sociedade mais justa. 

O coletivo tem o propósito de buscar ser um espaço de apoio, troca e aprendizado, para que cada vez mais mulheres possam se integrar e compartilhar sua arte através da dança, além de ser uma ferramenta de acesso às origens das mulheres pretas e as questões que potencializam e valorizam elas no mundo.

Você sabia que a dança é um importante meio de autoafirmação do grupo familiar ou social, e que no Brasil muitas danças praticadas remetem ao período colonial e as tradições africanas trazidas para cá.

 A dança persiste como forma de arte, de expressão cultural e de resistência, e carrega em si uma enorme quantidade de informação como alegria, compaixão, orgulho, lealdade e união, além de promoverem o reforço à autoestima, à identidade, à cidadania,  à ação e memória dos segmentos étnicos dos grupos formadores da sociedade brasileira.

Conhecça algumas das integrantes desse projeto:

A dança também está relacionada à diversão, a sua percepção corporal, emoções, atitudes e a moda, e para estimular a conexão com nossos corpos através do movimento em parceria com o coletivo das turmalinas negras desenvolvemos uma coleção inspirada nesse projeto, no empoderamento feminino e na conscientização cultural através da dança. A linha Free foi desenvolvida em microfibra tecnológica resistente, que adere perfeitamente ao corpo com cavas com acabamento sem costura, e bordas planas que não marcam e não apertam, deixando o corpo livre para se expressar.

Manter o corpo em movimento é uma das mais gratificantes formas de expressão e liberdade.

Compartilhar esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *